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  • Você já pensou em abrir uma lanchonete em academias?

    A vaidade sempre foi uma característica associada aos brasileiros. No entanto, além dos exercícios físicos, os cuidados com o corpo também envolvem uma alimentação saudável e balanceada. Por este motivo, é cada vez mais comum encontrar lanchonetes em academias.

    Prova disso é que no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, há mais de 6.000 franquias relacionadas à vida saudável, incluindo academias, restaurantes, vestuários e calçados.

    Segundo dados da IHRSA, associação comercial sem fins lucrativos que representa academias, clubes esportivos, spas, centros de saúde e fornecedores de equipamentos e serviços a nível mundial, o setor fitness cresceu 8% em 2015 e já é o segundo maior mercado de academias em número de estabelecimentos, com quase 32.000 unidades.

    O país também é o quarto em número de alunos (8 milhões) e o décimo em faturamento (2,4 bilhões de dólares).

    No entanto, apesar das boas perspectivas, é preciso fazer um planejamento estratégico completo, antes de se aventurar no mundo fitness. Isso porque, de acordo com o SEBRAE, 24% das empresas brasileiras fecham as portas nos dois primeiros anos.

    Assim chegamos a primeira dica:

    Faça um bom planejamento

    Quando bem desenvolvido, o plano de negócios faz com que você tome mais conhecimento do negócio, dos seus objetivos, dos fornecedores, dos concorrentes, da localização e do capital necessário para o desenvolvimento de cada etapa, diminuindo a chance de aparecerem possíveis erros.

     

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    Como já mostramos neste post, a falta de um plano de negócios bem elaborado pode levar qualquer estabelecimento à falência.

    Procure um nutricionista para montar o cardápio

    Como a alimentação saudável será o principal chamariz do seu negócio, o ideal é contar com a ajuda de um profissional para planejar e montar o cardápio, do início ao fim. Com a popularização das ações fitness, é bem provável que uma boa parcela das pessoas que visitarem o seu estabelecimento tenham um conhecimento prévio acerca dos cuidados necessários com a alimentação.

    Sendo assim, é preciso ser uma espécie de autoridade no assunto para conseguir ganhar a credibilidade dos consumidores.

    Ofereça opções compatíveis com as necessidades do público

    Como é um nicho específico, é preciso adequar o cardápio oferecido na lanchonete de acordo com as necessidades específicas do público, que precisa repor os nutrientes gastos nos exercícios.

    Sanduíches e sucos naturais são os líderes de vendas, mas salgados integrais e barras de cereais também chamam a atenção. Todos estes podem ser oferecidos em pequenos combos, já discriminando a quantidade de calorias inclusas para o cliente ficar a vontade quanto ao seu consumo!

    Proporcione um ambiente agradável

    É meio óbvio mas, para manter o sucesso em qualquer estabelecimento que ofereça produtos alimentícios, as condições mínimas de higiene são fundamentais. Além disso, os clientes deste setor são especialmente rigorosos, tanto com a qualidade e procedência dos alimentos, quanto com a aparência e instalações do estabelecimento.

    Por este motivo, mantenha o ambiente sempre muito bem ventilado, armazene os produtos da forma adequada e fique de olho na estocagem de itens perecíveis. Ofereça ainda um local agradável, onde os clientes poderão desfrutar de um bom lanche, com o conforto necessário após uma série de treinos puxada.

    >  7 erros que podem levar seu restaurante à falência

    Aumente o leque de opções

    Além das opções comuns, que tal investir em outros produtos alimentícios que fazem parte da dieta das pessoas que frequentam academias? É aí que entram os isotônicos, sucos naturais com Whey, tigelas de açaí com seus devidos complementos e vitaminas batidas na hora.

    Também é interessante oferecer pré treinos, suplementos, termogênicos e multivitamínicos, que são itens relevantes para quem está se exercitando.

    Conheça sua clientela

    O estabelecimento só irá deslanchar se você conhecer muito bem o público que o frequenta. Por isso, converse com as pessoas que entram pela sua porta e entenda as expectativas delas.

    Que tal ser uma especialista em lanches e sucos naturais, dentro da academia? Que tal oferecer refeições vegetarianas? Ou livres de lactose e glúten?

    Um bom atendimento somado à alta qualidade dos produtos gera muito boca a boca, que é a publicidade mais eficiente que você pode querer. As pessoas comentam quando gostam de um lugar e seus serviços. Use isso a seu favor.

    > Neste artigo do SEBRAE você encontra todas as informações necessárias sobre como montar uma lanchonete.

    Exiba as calorias de cada alimento

    Como já mencionamos nos itens acima, o público frequentador de academias está extremamente empenhado em desfrutar dos benefícios de uma alimentação saudável.

    Juntamente com os exercícios físicos regulares, a ingestão de bons alimentos é indispensável para a manutenção da saúde e para a prevenção da obesidade, diabetes, colesterol alto, entre outros problemas de saúde

    Sendo assim, ofereça, junto com o nome dos alimentos e bebidas no cardápio, a quantidade de calorias existentes em cada uma das opções. Oferecer isso em sua lanchonete será um diferencial, já que algumas pessoas evitam comer fora de casa, pela impossibilidade de obter essas informações acerca dos alimentos.

    Tomados os devidos cuidados com o cardápio, com a estrutura e oferecendo um serviço coerente com as necessidades do público, o empreendimento tem grandes chances de render excelentes frutos.

    Em nosso site você encontra uma linha completa de produtos que podem te auxiliar em sua lanchonete para academias, desde liquidificadores, extratores de sucos até batedeiras e cortadores de frios.

    Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu comentário!

    Até mais!

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