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  • Praticidade: Vender quentinhas dá lucro?

    Antes de qualquer coisa é preciso responder à pergunta do título. Sim, vender quentinhas dá lucro! Prova disso é que o mercado está repleto de boas histórias com empreendedores que ganham a vida e fazem sucesso vendendo esse tipo de produto.

    Resultado do padrão de vida moderna, onde o consumo de refeições prontas tornou-se uma necessidade, as marmitas oferecem praticidade e comodidade aos consumidores. Outro fator que atrai os brasileiros é o baixo custo desse tipo de refeição. Com uma quantidade padrão de comida, geralmente composta por arroz, feijão, massas e algum tipo de carne, a marmita vem pronta para o consumo, reduzindo o preço final da refeição.

    Diferente de um restaurante, onde é preciso se preocupar com a estrutura do local, o atendimento dos funcionários e a diversidade de alimentos, as quentinhas exigem bem menos recursos do empreendedor para serem comercializadas.

    No entanto, é preciso se atentar a alguns fatores que podem fazer toda a diferença neste tipo de negócio, como mostraremos a seguir.

     

    Bom conhecimento do ramo

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    Segundo uma pesquisa feita pela Mintel, 30% das pessoas acreditam que comeriam melhor se tivessem opções práticas a disposição, como pratos prontos, congelados ou alimentos pré-cozidos. Ou seja, o mercado de marmitas saudáveis está em crescimento.

    Mas ainda há espaço para as tradicionais marmitas onde predominam o arroz e o feijão. Por este motivo, é fundamental pesquisar e conhecer as necessidades e a concorrência da região onde o seu produto será oferecido. Para isso, o indicado é realizar pesquisas em fontes como a prefeitura e o IBGE, além de visitar os seus concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham neste nicho.

    No site do SEBRAE, por exemplo, é possível conferir um guia completo com dicas para começar neste segmento.

     

    Disposição para pesquisar novas receitas

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    Com relação ao tópico anterior, se o empresário pretende adentrar no ramo de marmitas saudáveis, é imprescindível que busque e ofereça opções saudáveis e bem pensadas para este público que está, obviamente, sempre atento à qualidade e ao teor calórico dos alimentos.

    Com isso em mente, que tal contar com o apoio de um nutricionista para montar um cardápio completo, com diversos tipos de proteína, massas e até opções vegetarianas?

     

    Leia mais:

    - Como fazer lasanha para vender

    - Como fazer sanduíche natural para vender na faculdade

     

    Negociação com fornecedores

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    A fim de encontrar os melhores fornecedores capazes de atender às necessidades do seu negócio, é importante realizar uma pesquisa de mercado. Esses profissionais e empresas devem ser escolhidos com base na qualidade dos produtos, nos prazos de entrega e na capacidade de resolver problemas.

    Quando bem feita, esta etapa influencia diretamente no sucesso do empreendimento, já que os produtos oferecidos pelos fornecedores, como é o caso dos grãos, legumes, verduras, equipamentos e até as embalagens, serão a matéria-prima principal de cada uma de suas marmitas.

     

    Gerenciamento de equipe

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    No início, você pode contar com uma produção informal e aproveitar o boca a boca como estratégia de marketing. Com o aumento dos lucros, no entanto, é bem provável que surja a necessidade de contratar alguns funcionários, bem como um serviço de entregas, para dar conta da demanda. Neste momento, será preciso ter total conhecimento acerca do gerenciamento deste pessoal, assim como os benefícios e leis que os competem.

    O segredo deste tipo de negócio está na administração rigorosa da cozinha e na busca pela qualidade e economia dos alimentos oferecidos, além do acompanhamento constante junto ao processo produtivo de cada refeição. E é claro, atenção extrema quanto à higiene do local, dos utensílios utilizados e dos próprios alimentos.

     

    Agora que você já sabe que vender quentinhas dá lucro, que tal deixar nos comentários abaixo as suas dúvidas e impressões acerca deste tema?

    Até mais!

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