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  • Como montar uma cafeteria

    Atualmente, com o grande consumo de café, o país apresenta um mercado propício para as cafeterias. Sendo assim, o post de hoje traz dicas de como montar uma cafeteria, um dos negócios mais charmosos e tradicionais do segmento de alimentação.

    De acordo com dados da ABIC, estima-se que existam 3.500 cafeterias no Brasil, responsáveis por 50% dos gastos com a categoria café fora do lar. E entre os frequentadores destes espaços, destacam-se os que pertencem às classes A e B, com idade entre 25 e 60 anos, como apontam dados do SEBRAE.

     

    Antes de pensar em abrir o seu negócio, pesquise

    Um bom plano de negócios é fundamental nesta etapa. É ele que irá nortear e delimitar cada ação, trazendo informações acerca do mercado, dos concorrentes e do investimento inicial, por exemplo.

    Procure ainda buscar informações detalhadas sobre os tipos de café existentes no mercado, a qualidade dos grãos e as formas de preparo de cada um. E para oferecer produtos de elevada qualidade a esse exigente público exigente, investir em uma especialização como Barista pode ser bastante interessante.

    Você também pode se inspirar em cafeterias, casas de café, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos que são referência pelos cafés de alta qualidade, acessando a página Associados do Círculo do Café de Qualidade (CCQ), da Abic.

     

    Crie um ambiente agradável

    como montar uma cafeteria

    Como apontam dados da Mintel, quase 70% dos brasileiros que tomam café fora de casa consideram que as cafeterias, lanchonetes e docerias são bons lugares para reuniões de trabalho ou estudo. Sendo assim, é fundamental oferecer um ambiente tranquilo e confortável, propício à realização dessas atividades.

    Para isso, ofereça móveis confortáveis, uma iluminação adequada e conexão Wi-Fi, já que ter acesso à internet é considerado essencial para quase a metade dos consumidores de café, ainda de acordo com a pesquisa da Mintel.

     

    Invista em um bom cardápio

    Por se tratar de um público exigente, procure oferecer um cardápio à altura. Além disso, procure oferecer explicações sobre os produtos oferecidos, para que o cliente se sinta ambientado caso tenha curiosidade em conhecer mais sobre o ingrediente café que você oferece em seu estabelecimento.

    Contrate bons profissionais e treine-os

    Contar com profissionais capacitados e que ofereçam um atendimento de qualidade pode fazer toda a diferença. Além disso, procure treinar cada colaborador, para que eles saibam o que estão vendendo no café, já que os clientes costumam ter interesse em saber detalhes dos produtos.

     

    Divulgue seus produtos

    Aproveite os eventos que acontecem na sua região para divulgar os produtos oferecidos na cafeteria, preparando-se para receber um público específico durante essas ocasiões. Você também pode anunciar os serviços da cafeteria em estabelecimentos com uma grande circulação de pessoas, como aeroportos, rodoviárias e hotéis.

     

    Escolha bons fornecedores

    Os equipamentos e a matéria prima utilizada têm papel fundamental na qualidade do produto final oferecido aos clientes da cafeteria.

    Desta maneira, é preciso visitar diversos fornecedores, para descobrir quais oferecem os melhores custos-benefícios, além de investir em um maquinário de qualidade, como máquina de expresso, geladeira, micro-ondas, liquidificador, extrator de suco e outros insumos, que variam de acordo com o tamanho e o perfil da cafeteria.
    No site do SEBRAE você ainda encontra um documento especial, com dicas extras de como montar uma cafeteria.

     

    Esperamos que esse post tenha sanado seus principais receios a respeito desse tema. E caso tenha ficado com dúvidas, entre em contato conosco.

     

    Até mais!

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