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  • Como aumentar as vendas de sua padaria

    Segundo dados da Abip (Associação Brasileira da indústria de panificação e confeitaria), existem cerca de 63,2 mil panificadoras e confeitarias no Brasil.

    É um setor concorrido, que exige planejamento e cautela mediante qualquer tomada de decisão. Por este motivo, preparamos este post com dicas de como aumentar as vendas de sua padaria e se destacar frente à concorrência.

    A panificação está entre os seis maiores segmentos industriais do País, com participação de 36% na indústria de produtos alimentares e 6% na indústria de transformação. O setor gera mais de 700 mil empregos diretos, dos quais 245 mil, cerca de 35%, concentram-se na produção.

    Somente em 2015, o faturamento estimado deste mercado foi de R$ 44,9 Bilhões. Isso se deve ao fato de que 76% dos brasileiros consomem pão no café da manhã e 98% da população é consumidora de produtos panificados.

    No entanto, o crescimento do ano passado desanimou o setor: somente 2,7% frente à inflação de quase 11%. Para evitar que esses números afetem negativamente os negócios da sua padaria, o ideal é realizar ações que beneficiem tanto a administração, quanto a clientela. Como é o caso do bom atendimento, item básico em um negócio e que pode fazer toda a diferença na hora de aumentar as vendas da sua padaria.

    Promova um atendimento de qualidade

    como aumentar as vendas de uma padaria

    O atendimento é realmente a “alma do negócio” e uma experiência ruim pode colocar tudo a perder.

    Prova disso é que, de acordo com dados de 2015 do Relatório Global do SAC Multicanal da Microsoft, mais da metade dos clientes (62%) decidiram não mais comprar ou usar produtos ou serviços de uma empresa ou marca por causa de experiências negativas com atendimento.

    Clientes satisfeitos são atendidos por funcionários educados, bem treinados e bem-humorados.

    Para isso, a equipe da sua padaria deve gostar de trabalhar com pessoas e ter facilidade para lidar com situações atípicas que podem surgir no dia a dia. É preciso que o bom atendimento ao cliente faça parte da filosofia de todos na empresa.

    Um investimento que traz um expressivo ganho de performance e qualidade no atendimento ao cliente, é a criação de um ambiente confortável que promova a satisfação física e emocional dos funcionários, onde eles se sintam motivados.

    Para isso, crie um bom plano de cargos e salários, invista em metas, programas de reconhecimento e o que mais for possível.

    Tenha um diferencial

    como aumentar as vendas de uma padaria

    De acordo com uma pesquisa feita pela Abip, os produtos panificados mais consumidos no País são o pão doce comum (100%), pão de hambúrguer (77,8%), pão de queijo (71,1%), pão de leite (60,1%), pão francês (52%), hot-dog (43,8%) e bisnaga (39,8%).

    Cada um desses produtos pode ser encontrado com facilidade em qualquer padaria ou panificadora.

    Portanto, para se destacar frente a clientela, é preciso oferecer algum diferencial. No entanto, engana-se quem acha que preço por si só já é um diferencial.

    Este diferencial deve ser escolhido dentro dos pontos fortes da padaria. De nada adianta querer se destacar por algo que o seu estabelecimento ainda não possua prática. Pouco importa se a estrela da sua produção é o pão de queijo.

    Se é isso que você sabe fazer de melhor, invista!

    A tendência é investir em produtos saudáveis. Outra revolução que merece atenção é a criação de centrais de produção de pães congelados e pré-assados congelados, que podem ser vendidos a outras padarias e até mesmo clientes finais.

    Esta prática auxilia na estabilização da qualidade do produto e ainda permite que o empresário gerencie o seu estoque com maior facilidade. 

    Ofereça um estacionamento

    como aumentar as vendas de uma padaria

    O conforto é essencial para quem pretende aumentar as vendas de sua padaria. Isso se deve ao fato de que, se a clientela possui facilidade em chegar e sair do seu estabelecimento com tranquilidade, ela dedica mais tempo dentro dele e, consequentemente, consome mais.

    Além disso, é importante lembrar que um cliente só vai comprar muito se ele tiver condição de carregar todos os produtos sem dificuldades. Também é preciso ressaltar que o cliente só passará um tempo considerável dentro da sua padaria, consumindo os produtos, se tiver um lugar tranquilo e seguro para deixar o seu veículo. 

    Ouça a opinião dos clientes

    como aumentar as vendas de uma padaria

    A satisfação e a fidelidade dos clientes são dois fatores que estão interligados. Por este motivo, saber o que os seus clientes pensam é, igualmente, vital para o sucesso do negócio. Sendo assim, escute e incentive a avaliação do cliente.

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    Isso pode ser considerado uma consultoria gratuita que te trará ótimas ideias! 

    Experimente perguntar às pessoas quais são suas necessidades e expectativas? O que mais importa para você, entre os itens relacionados na resposta anterior? Como você avalia nossa concorrência?

    O que podemos fazer para ir além, não somente atender, mas exceder o que você necessita e espera? 

    Ofereça WiFi grátis

    como aumentar as vendas de uma padaria

    Oferecer uma conexão à internet sem fio é praticamente um item obrigatório para qualquer estabelecimento comercial, principalmente bares, restaurantes e padarias, onde o cliente provavelmente se sentará para esperar pelo seu pedido.

    Mas é preciso tomas cuidado com a qualidade do sinal que você irá oferecer já que o cliente quer uma internet disponível no mesmo instante em que ele queira acessá-la.

    Para isso é importante cuidar para que os equipamentos e serviços sejam gerenciados por pessoas conhecedoras da área, de forma que garanta sua estabilidade e funcionamento.

    Além disso, é preciso facilitar o acesso a rede. Nada de pedir o celular do cliente para escrever a senha da internet. Disponibilize placas de identificação, em locais bem visíveis, com o nome da rede e a senha de acesso. 

    Crie combos de produtos

    como aumentar as vendas de uma padaria

    Aqui a ideia é oferecer determinados produtos em conjunto, por um preço especial predeterminado. No café da manhã, por exemplo, você pode ofertar um pão de queijo junto e um suco de laranja, agregando valor à uma compra que seria praticamente ínfima.

    Facilite a experimentação dos seus pães e bolos

    como aumentar as vendas de uma padaria

    Lançou um novo bolo? Mudou a receita do pão? Que tal deixar uma bandeja no balcão com pequenos pedaços para degustação? É muito mais fácil induzir à compra de um produto se o cliente souber que ele é realmente delicioso.

    Aproveite e deixe os balconistas experimentarem seus pães e bolos também. Eles vão impactar muito mais os clientes se oferecerem produtos que gostem de verdade.

    Tem ou quer ter uma padaria? Clique aqui e conheça todos os nossos produtos.

    E então, preparado para aumentar as vendas de sua padaria?

    Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário!

    Até a próxima!

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