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  • Amor pela comida: histórias de empreendedores da gastronomia

    O mundo da gastronomia é muito competitivo e quem não trabalha duro não consegue alcançar o sucesso. Conheça as histórias de empreendedores da gastronomia no Brasil!

    ROBINSON SHIBA

    Robinson Chiba é o fundador da China In Box e é um dos nomes mais conhecidos no Brasil quando o assunto é empreendedorismo.

    Formado em Odontologia, ele viajou para os Estados Unidos quando ainda estudava e trabalhou lavando pratos e fazendo delivery em uma cozinha. Foi nessa época que ele se familiarizou com o modelo de negócio na área de alimentação que mudaria sua vida: a produção e entrega de comida chinesa.

    A correria do mundo moderno e a alta competitividade deixam pouco tempo para o preparo de uma refeição de qualidade e foi a partir disso que Robinson decidiu trazer o modelo para o Brasil e criou o China in Box, que hoje é referência em sabor e também na qualidade e rapidez na entrega.

    Atualmente o grupo Trendfoods (que também abrange outras marcas) tem mais de 200 lojas e serve cerca de 7 milhões de refeições todos os anos.

    DANIEL PEREZ

    Daniel Perez Pires era diretor de arte em uma produtora de vídeo, mas seu passatempo preferido era fazer hambúrgueres com os amigos. Os encontros aconteciam às segundas-feiras e o hobby virou negócio, pois havia uma grande demanda para um formato diferente, um ambiente descontraído e poucas pessoas reunidas. Foi assim que surgiu o Monday Night Burgers no bairro Sumarezinho, em São Paulo.

    Em 2014, Daniel deixou o emprego e profissionalizou o negócio da hamburgueria. Em busca de maior faturamento, mas sem deixar a proposta original se perder, surgiu um novo modelo. Em 2017, o Monday Night Burgers ganhou uma sede no bairro Vila Madalena.

    ALBERTO SARAIVA

    O Habib’s é a rede de fast food brasileira em que o preço barato fez da empresa uma referência no setor.

    Após perder o pai, dono de padaria, Alberto Saraiva foi obrigado a tomar a frente do negócio, sem nenhum conhecimento em padarias. Até que começou a adotar a estratégia de vender 30% mais barato que a concorrência.

    Isso deu tão certo que Alberto replica até hoje a estratégia em sua rede de lojas, presentes em mais de 20 estados brasileiros.

    LARISSA E GUSTAVO

    O amor pela comida uniu Larissa Januá­rio e Gustavo Rigueiral. A jornalista especializada em gastronomia e o chef de cozinha apostam num modelo em que o suspense é o diferencial do Jantar Secreto. O endereço de cada edição é secreto e o cliente só descobre o que vai comer na hora.

    Os participantes fazem as reservas pelas redes sociais, confiando no bom gosto do casal. Os clientes pagam adiantado­, e assim eles podem trabalhar com o dinheiro na mão. O maior esforço é convencer os clientes a pagar por um serviço secreto.

    Até a próxima!

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